Resumos

Neodarwinismo 

A teoria sintética é o neodarwinismo dos biólogos modernos. Trata-se de um darwinismo atualizado com as modernas descobertas sobre hereditariedade. Segundo essa teoria três fatores explicam o mecanismo da evolução:
Seleção natural - fator darwiniano. Tem como princípio que os descendentes de uma espécie que sobrevivem são os mais aptos, ou seja, aqueles que herdam combinações gênicas mais favoráveis à sobrevivência, em determinado quadro de fatores ambientais.
Mutação - que explica as variações hereditárias. Acontece quando há qualquer alteração hereditária de um gene.
Recombinação gênica - acontece quando há a mistura de genes de indivíduos diferentes de uma população. Com a recombinação ocorre o surgimento de genótipos novos sem a ocorrência de mutações.

Fonte: Projeto Editorial de Ensino

Darwinismo
Basicamente Darwinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de Transmutação de espécies, selecção natural ou da evolução, incluindo algumas ideias sem conexão com o trabalho de Charles Darwin. A característica que mais distingue o darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo.
 

 

11 comentários:

  1. esse NEODARWINISMO náo tem nada a ver com darwin ( pessoa fisica ) é só um movimento com suas ideias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o neodarwinismo é um "melhoramento" da teoria de darwin,onde é justificado o processo de variabilidade pela criação das leis de Mendel, que é a descoberta a variação genética (mutações e crossing-over)

      Excluir
  2. Eu nào sei, mas eu achei muito legal a matéria sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. O neodarwinismo é a teoria de darwin, porém depois do conhecimento das mutações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, o neodarwinismo fala sobre o conhecimento das mutações, pois Darwin não sabia explicar.
      Teoria de Darwin não tem nada a ver

      Excluir
    2. vai para de cata na net vo cagueta

      Excluir
  4. Hilton Lopes Mendes - 16/05/2014
    Para o crente o neodarwinismo (seleção natural, mutação e recombinação genica) representa o "dedo de Deus" orientando a Especiação, para com a Evolução alcançar Sua "imagem e semelhança" o Homem. Para o Grande Arquiteto do Universo não existem tempo e espaço, prevalece a vontade do Onipotente! Nós, ainda, não conseguimos entender este feito por ser grande demais e sermos tão limitados.
    Precisamos, através de pesquisas, experiências e uma ajuda do Fecundo conciliarmos: Fé - (Criacionismo) com Razão - (Neodarwinismo). Eia pois estudiosos, ampliemos as grandes descobertas, não sejamos omissos, continuemos as pesquisas, não podemos desmerecer as gerações anteriores, e decepcionar as vindouras...

    ResponderExcluir
  5. Chamamos de Neodarwinismo uma teoria evolutiva que, nos dias atuais, é aceita por toda a comunidade científica. ​
    Os conhecimentos em torno da genética, entre as décadas de 1930 e 1940, foram unidos com as ideias de Charles Darwin que, sintetizados, formaram uma teoria abrangente e embasada, aceita atualmente como forma de explicação para leis do processo evolutivo.​

    ResponderExcluir