Questões e respostas

Neodarwinismo 

1- O que é o neodarwinismo?

Resposta- A teoria sintética é o neodarwinismo dos biólogos modernos. Trata-se de um darwinismo atualizado com as modernas descobertas sobre hereditariedade. Segundo essa teoria três fatores explicam o mecanismo da evolução: seleção natural, mutação e recombinação gênica.

2- O que a teoria neodarwinista emprega?

Resposta- A teoria emprega os conceitos de mutação, recombinação, variedade genética, seleção natural, isolamento gráfico e reprodutivo, entre outros.
A mutação é uma alteração na seqüência de bases do DNA. Ela ocorre espontaneamente ou provocada por agentes ambientais. Somente as mutações que ocorrem nas células reprodutoras têm importância evolutiva.
As mutações geralmente são prejudiciais, mas as vantajosas espalham-se por seleção natural e contribuem para a adaptação do organismo e transformação da espécie. As mutações ocorrem ao acaso, isto é, o aparecimento de uma mutação não é influenciado pela vantagem que ela confere ao organismo.
A reprodução sexuada aumenta a variedade genética das populações, aumentando a velocidade do processo evolutivo e facilitando, a longo prazo, a adaptação da espécies a ambientes diferentes, aumentando também a resistência da espécie a parasitas.
A Seleção Natural impõe uma ordem ao processo evolutivo, previlegiando os indivíduos mais adaptados e eliminando os menos adaptados. Os indivíduos mais adaptados tendem a deixar descendentes capazes de atingir a época reprodutiva. Com isso, as espécies tornam-se mais adaptadas ao ambiente em que vivem.
As populações mantêm uma grande variedade genética, de forma estável. Isso produz uma gama de fenótipos diferentes _ poliformismo; entre seres da mesma espécie.
Algumas características, como força física e cauda vistosa, ajudam o individuo a conseguir um parceiro para a reprodução. O processo é chamado Seleção Sexual.

Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1895136-neodarwinismo/#ixzz2CUFN6g1N

3- Defina: mutação gênica.

Resposta- Dá-se o nome de mutação gênica a uma determinada modificação na sequência de bases do DNA, a qual é responsável pelo surgimento de novos genes.

4- Dada as informações abaixo, marque a resposta correta:
É um fator darwiniano. Tem como princípio que os descendentes de uma espécie que sobrevivem são os mais aptos, ou seja, aqueles que herdam combinações gênicas mais favoráveis à sobrevivência, em determinado quadro de fatores ambientais. 
a)Variedade genética 
b)Seleção natural
c)Isolamento gráfico ou reprodutivo
Resposta- b) Seleção natural

5- Qual a diferença entre darwinismo e neodarwinismo?

Resposta-  Darwinismo é a teoria evolutiva proposta por Charles Darwin, que concluiu que as espécies eram selecionadas pelo ambiente (seleção natural). Porém, Darwin não conseguiu explicar como as características selecionadas eram passadas de geração em geração. O neodarwinismo surgiu depois dos conhecimentos de genética e da recombinação do DNA, e assim foi possível entender como essas características foram passadas adiante.

Darwinismo



1-O que Darwin descobriu?

Respostas Charles Robert Darwin descobriu que todos os seres vivos, do mais sábio dos homens ao bacilo unicelular, podem ter sua linhagem ancestral traçada até o começo da vida sobre a Terra.

2- Darwin disse que o homem descende do macaco?                                                    
Resposta: Não. Darwin escreveu que tanto os homens atuais quanto os macacos atuais tiveram antepassados primitivos. Mas essa tem sido a mais resistente falsidade sobre o darwinismo.                                                                                                                                           

3- Em relação à evolução biológica, considere os fatores abaixo.
I - Seleção natural.
II - Adaptação ao meio.
III - Lei do uso e desuso.
IV - Herança dos caracteres adquiridos.
V - Recombinação gênica e mutação.
Quais desses fatores Darwin considerou quando elaborou a teoria da evolução das espécies?
a) Apenas I e II .
b) Apenas I e V.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.
e) Apenas IV e V.
Resposta :A

4-Sobre os conceitos básicos de evolução, são feitas as seguintes afirmativas:                                       I. A forma do corpo de uma foca e do pingüim, que os adapta bem à natação, é exemplo de irradiação adaptativa.                                                                                                                                          II. Danças nupciais em peixes, canto de insetos e coaxar de sapos são exemplos de isolamento reprodutivo.                                                                                                                                                III. "O bicho-pau pode viver nas árvores pois se assemelha a um galho" é uma frase que apresenta uma concepção darwinista de evolução.                                                                                                   Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.                                                                                                                     resposta :D

5-Na época de Darwin, as Ilhas Galápagos abrigavam uma grande variedade de espécies de pássaros, hoje conhecidos como "Tentilhões de Darwin", semelhantes entre si quanto à estrutura geral do corpo, mas diferentes quanto ao bico, adaptados a diferentes tipos de alimentos. Estas espécies diferentes originaram-se de uma população ancestral através de um processo conhecido por:
a) seleção natural.
b) evolução convergente.
c) convergência adaptativa.
d) coevolução.
e) oscilação genética.

resposta:A


Um comentário: